COMO NASCEMOS
A ONG Panapaná foi inaugurada em 13 de maio de 2017, como uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos, formada pela fonoaudióloga Tainá Soares Ferreira e pela psicóloga Fernanda dos Santos, com a finalidade de melhorar o nível educacional de crianças e adolescentes em fase escolar encaminhados por Abrigos, ONGs e escolas públicas do entorno da região do Ceagesp por meio de atendimentos fonoaudiólogos e psicológicos.
Em Janeiro de 2021 mudamos o nome da ONG para Panapaná, que significa coletivo de borboletas.
Com crescimento da região do bairro da Vila Leopoldina observou-se um crescente número de famílias em situação de vulnerabilidade e acredita-se que o impacto dessa situação no processo educacional das crianças será negativo e diminuirá as oportunidades de trabalho e inserção social na vida adulta.
Acreditamos que o foco em educação pode trazer retorno a longo prazo ao oferecer aos jovens ferramentas de empoderamento. Pesquisas indicam que a superação da pobreza e da desigualdade exigem uma escolaridade mínima de 12 anos. O IBGE de 2011 revelou que a média de escolaridade no país é de 7,4 anos.
EDUCAÇÃO E FUTURO
Sabe-se que a aprovação continuada e o alto índice de evasão escolar estão ligados a outros reflexos de uma realidade mais complexa que pode envolver:
-
a baixa eficiência do ensino público em alguns casos;
-
a desigualdade social;
-
a própria realidade econômica que impele a criança a pedir nos comércios do bairro para ajudar a família;
-
o pouco apoio familiar no desenvolvimento escolar;
-
o comprometimento do aprendizado incluindo distúrbios da fala e linguagem, escrita, dislexia, déficit de atenção, entre outros;
-
a baixa autoestima da criança por consequência levar a uma depressão.
OBJETIVOS
Melhorar o nível de educação de crianças e adolescentes da região do Ceagesp e dessa forma oferecer melhores perspectivas de futuro, trabalho e inserção social.
-
Facilitar o processo de alfabetização;
-
Intervir nas dificuldades de aprendizagem e/ou leitura e escrita que podem estar relacionadas a déficit de atenção e hiperatividade, dislexia, alteração de processamento auditivo central e/ou alteração fonológica;
-
Oferecer base estrutural para o desenvolvimento psicológico e o processo de aprendizagem da criança/adolescente;
-
Facilitar o processo de ressignificação das historias pessoais e dos contextos sociais;
-
Estimular o processo de letramento, incentivar o interesse a leitura e ampliar o conhecimento de mundo;
-
Inserir a pratica da cidadania e a responsabilidade social e ambiental.