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COMO NASCEMOS

A ONG Panapaná foi inaugurada em 13 de maio de 2017, como uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos, formada pela fonoaudióloga Tainá Soares Ferreira e pela psicóloga Fernanda dos Santos, com a finalidade de melhorar o nível educacional de crianças e adolescentes em fase escolar encaminhados por Abrigos, ONGs e escolas públicas do entorno da região do Ceagesp por meio de atendimentos fonoaudiólogos e psicológicos.

Em Janeiro de 2021 mudamos o nome da ONG para Panapaná, que significa coletivo de borboletas.

 

Com crescimento da região do bairro da Vila Leopoldina observou-se um crescente número de famílias em situação de vulnerabilidade e acredita-se que o impacto dessa situação no processo educacional das crianças será negativo e diminuirá as oportunidades de trabalho e inserção social na vida adulta.

 

Acreditamos que o foco em educação pode trazer retorno a longo prazo ao oferecer aos jovens ferramentas de empoderamento. Pesquisas indicam que a superação da pobreza e da desigualdade exigem uma escolaridade mínima de 12 anos. O IBGE de 2011 revelou que a média de escolaridade no país é de 7,4 anos.

EDUCAÇÃO E FUTURO

Sabe-se que a aprovação continuada e o alto índice de evasão escolar estão ligados a outros reflexos de uma realidade mais complexa que pode envolver:

  • a baixa eficiência do ensino público em alguns casos;

  • a desigualdade social;

  • a própria realidade econômica que impele a criança a pedir nos comércios do bairro para ajudar a família;

  • o pouco apoio familiar no desenvolvimento escolar;

  • o comprometimento do aprendizado incluindo distúrbios da fala e linguagem, escrita, dislexia, déficit de atenção, entre outros;

  • a baixa autoestima da criança por consequência levar a uma depressão.

O futuro

OBJETIVOS

Melhorar o nível de educação de crianças e adolescentes da região do Ceagesp e dessa forma oferecer melhores perspectivas de futuro, trabalho e inserção social.

  • Facilitar o processo de alfabetização;

  • Intervir nas dificuldades de aprendizagem e/ou leitura e escrita que podem estar relacionadas a déficit de atenção e hiperatividade, dislexia, alteração de processamento auditivo central e/ou alteração fonológica;

  • Oferecer base estrutural para o desenvolvimento psicológico e o processo de aprendizagem da criança/adolescente;

  • Facilitar o processo de ressignificação das historias pessoais e dos contextos sociais;

  • Estimular o processo de letramento, incentivar o interesse a leitura e ampliar o conhecimento de mundo;

  • Inserir a pratica da cidadania e a responsabilidade social e ambiental.

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