PROJETO CENTRAL
1. Avaliação psicológica para identificar o estágio de desenvolvimento de aprendizado; comportamental e emocional da criança
2. Visitas: domiciliar ou na instituição que reside para entender e o contexto familiar/ institucional que vive; e escolar para conhecer a escola, suas instalações, seus professores e como se aplicam os métodos de aprendizagem – esse é um passo importante para obtermos informações sobre a construção de significados das crianças/adolescentes atendidos na ONG Panapaná;
3. Atendimento fonoaudiológico focado nas alterações de linguagem oral e escrita, nas trocas fonológicas, e nas alterações de processamento auditivo para melhorar a socialização das crianças por meio de uma comunicação mais efetiva e para facilitar o aprendizado e o desenvolvimento escolar dos jovens;
4. Intervenção psicológica:
- com atividades lúdicas, pois são importantes para o desenvolvimento físico e mental da criança/adolescente auxiliando na construção do seu conhecimento e na sua socialização, incluindo aspectos cognitivos e afetivos e melhorando sua autoestima;
- com uso de Mandalas, pois ao pintar seu efeito é tranquilizar e trabalhar a concentração e a atenção da pessoa. Ao pintar a mente entra em estado de relaxamento no qual as experiências traumáticas, os medos e as tensões podem ser transformados;
- com oficina de reaproveitamento de material reciclável para construção de jogos pedagógicos resgatando o papel de cidadão, diminuindo o impacto no meio ambiente e estimulando o jovem a ser transformador do meio que esta inserido, seja familiar, institucional, escolar e social. Por exemplo: transformar garrafas em um jogo de boliche.
5. Reavaliações semestrais psicológicas e fonoaudiológicas;
6. Devolutiva aos familiares, professores e instituições.
- Todo o atendimento é gratuito.
ESCUTA PSICANALÍTICA - PARA MÃES
A voluntária Angelina realiza terapia psicanalítica com as mães de algumas crianças. Sabe-se que as mudanças comportamentais nos filhos também dependem de mudanças nas relações familiares.
O projeto tem como objetivos o auto conhecimento e a resolução de conflitos, promovendo bem estar, aumento de auto estima e melhorando os relacionamentos interpessoais. Também visa instrumentalizar as mães e aumentar a consciência de como suas posturas interferem na educação e desenvolvimento das nossas crianças.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Sabe quando éramos pequeninhos e escutávamos nossos pais ou avós nos contando histórias e fazendo os sons, as expressões faciais e alguns movimentos que davam mais vida ao que estavam narrando? Acreditávamos que os personagens saiam dos livros e que as histórias eram reais, não é?
Pois essa é a arte de contar histórias! E ela tem o poder de envolver não só os pequenos mas também os mais velhos e de despertar o interesse pela leitura.
Idealizamos oficinas assim para as crianças já atendidas pela Associação, mas também para outras crianças em espaços públicos e eventos pontuais.
Conhece alguém que pode nos ajudar a transformar isso em realizada? Venha nos ajudar!
ARTESANATO
A arte de produzir artesanato pode ser uma prática terapêutica, um hobbie, um passatempo para a sala de espera e também uma fonte de renda!
Recebemos doações de algumas peças de artesanato para convertermos isso em dinheiro para cobrir as despesas da Associação.
Alguns voluntários se colocaram a disposição de produzir mais peças ou até de ministrar oficinas com as mães das crianças que ficam na sala de espera para aumentarmos a produção e consequentemente o retorno.
Será que conseguimos colocar em prática? Você pode nos ajudar?
BLOG
Lembra daquela famosa pergunta: o que você quer ser quando crescer? Pois é! Nossas crianças também se deparam com essa pergunta e alguns tem respondido que querem ser blogueiros ou youtubers! Essas são as profissões almejadas atualmente.
Eles nem sempre percebem a importância da leitura e da escrita no futuro independente da profissão escolhida. Então pensamos em montar um blog com as crianças para elas registrarem diariamente como foram as atividades desenvolvidas aqui na Ong.
O que acha desse projeto? Você pode nos ajudar? Precisamos de alguém com disponibilidade para estar aqui semanalmente de forma presencial.