CANUDOS ECOLÓGICOS

Por que acabar com o Canudo de Plástico?

O canudinho de plástico representa 4% de todo o lixo plástico do mundo e, por ser feito de polipropileno e poliestireno (plásticos), não é biodegradável, podendo levar até mil anos para se decompor no meio ambiente!

A produção do canudo de plástico contribui para o consumo de petróleo, uma fonte não renovável; e seu tempo de uso é muito curto - cerca de quatro minutos. Mas o que são quatro minutos para nós equivalem a centenas de anos de poluição para o meio ambiente.

Se utilizarmos de exemplo canudos de seis milímetros de diâmetro, o volume ocupado pelo total usado pelos brasileiros em um ano equivale a um cubo de 165 metros de aresta, 50 metros mais alto que o edifício Copan, em São Paulo.

Se empilharmos os canudos consumidos pelos brasileiros em um ano em um muro de 2,10 metros de altura, seria possível dar uma volta completa na Terra, em uma linha de mais de 45.000 quilômetros de largura! 

Campanhas de conscientização:

A Lonely Whale (https://www.lonelywhale.org/) é uma organização sem fins lucrativos criada para divulgar a importância de cuidar da vida marinha do nosso planeta. Eles lançaram a campanha Stop Sucking, criada a partir de um trocadilho com a palavra em inglês suck, literalmente o verbo ‘chupar’, mas também uma gíria para algo que é muito ruim.

Logo um grupo de brasileiros preocupados com a produção e o consumo desenfreados de plásticos descartáveis no mundo, em especial o canudinho lançou a versão nacional #PAREDECHUPAR: “Já sabe né? Na hora de chupar, não pense besteira, use o canudo certo, ou então #paredechupar”, diz a campanha protagonizada por diversos famosos.

recuse canudo.jpg

E o que isso tudo tem a ver com a ONG Panapaná?

Ao nos depararmos com esse movimento percebemos a incongruência que estávamos vivendo: nos nossos atendimentos fonoaudiológicos usamos canudo para realizar exercícios de sopro e sucção com o objetivo de fortalecer a musculatura da boca e do rosto. E nos atendimentos psicológicos realizamos oficinas de reaproveitamento de materiais e discutimos questões de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente! Estávamos sendo muito contraditórios concordam? Então decidimos aderir aos canudos reutilizáveis! 

 

E por que não aproveitar esse movimento para levar essa discussão a outros ambientes em que o consumo de canudo plástico é alto?

A partir dai surgiu a ideia do nosso produto: um kit pintado pelas nossas crianças com um canudo de inox e uma escovinha para sua higienização. Pacientes de Fonoaudiologia podem ter seu kit para os exercícios, crianças podem ter seu kit para usar em casa e na escola, restaurantes podem utilizar nossos canudos de inox e higienizá-los igual fazem com os talheres, etc. Em paralelo divulgamos nosso trabalho e angariamos fundos para manter nossos atendimentos

 

 

 

 

 

Como comprar?

Fisicamente nos estabelecimentos parceiros abaixo:

  • São Paulo - Vila Leopoldina​​

Clínica Saúde Porã: R. Itanhandu, 77A

Cristiane Oki Bijuterias: R. Carlos Weber, 300

Espaço Linda de Viver: R. Nanuque, 553

La Confeitaria: R. Passo da Pátria, 1239

Restaurante Gaia: R. Mergenthaler, 59

44oito Bar: R. Campo Grande, 448

Música é Arte: R. Carlos Weber, 1055

  • São Paulo - Alto da Lapa

Atitude Craft Academia: R. José Elias, 15

  • São Paulo - Butantã

USP - Papelaria da FAU

  • São Paulo - Cidade Jardim

Loja Fidel: Shopping Cidade Jardim

  • Lorena (SP)

Café Stela: Av. Dr Peixoto de Castro, 68​

  Para comprar oline temos no ELO7. Clique AQUI

Para aprofundar o assunto:

https://www.nationalgeographicbrasil.com/planeta-ou-plastico/2018/07/fim-canudinho-plastico-canudo-poluicao-oceano 

https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2018/07/por-que-o-canudo-de-plastico-virou-o-inimigo-numero-1-do-meio-ambiente.html

https://www.ecycle.com.br/6307-canudos-descartaveis-canudinho-de-plastico.html

https://www.hypeness.com.br/2017/08/pare-de-chupar-campanha-mostra-como-uma-simples-mudanca-pode-fazer-tanto-pelas-vidas-futuras/